quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PRF: Associação diz que concurso para agente é urgente

A presidente do Associação Nacional dos Servidores de Apoio Logístico da Polícia Rodoviária Federal (Ansal), Rejane Maria da Rosa, afirmou que é necessário urgência na realização do concurso do departamento para agente administrativo (de nível médio, com remuneração inicial de R$3.203,97, já com auxílio-alimentação de R$304). A seleção, que visa à substituição de terceirizados, já foi confirmada pelo Ministério do Planejamento.
Segundo informação da Divisão de Seleção e Recrutamento Profissional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o concurso é importante não só para substituir os terceirizados em situação irregular, mas também para a retirada de policiais que estão em desvio de função, exercendo atividade administrativa. “Quase dois mil policiais estão atuando na área de apoio”, disse a presidente da Ansal.
 
A sindicalista, que no ano passado fez parte de um grupo de trabalho criado pela PRF para definir a necessidade da área de apoio, afirmou que foi definido que a seleção seria para o preenchimento de 260 vagas, cuja criação está sendo proposta em projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados. A proposta está tramitando em regime de prioridade e tem caráter conclusivo (não precisa ser votado em Plenário, apenas nas comissões designadas).

Anteriormente, no entanto, a PRF havia informado que a seleção poderia contemplar também vagas que já existem na estrutura do departamento. De acordo com dados divulgados no fim de 2010 pelo Planejamento, o departamento possui 395 terceirizados a serem substituídos. A pasta, porém, esclareceu que a substituição não é feita contratando-se um servidor efetivo para cada posto de trabalho terceirizado.
 
Ainda segundo a presidente da Ansal, o grupo de trabalho propôs a realização de novos concursos nos próximos anos, inclusive para o nível superior.
 
Os interessados em concorrer às vagas de agente administrativo podem se preparar tomando como base o último concurso para a área de apoio da Polícia Federal, realizado em 2004, como aconselhou em entrevista concedida à FOLHA DIRIGIDA, em 2009, o então coordenador de Ensino da PRF, Ricardo Betat.
 
Confira o programa do último concurso para agente administrativo da PF:
 
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão, interpretação e reescritura de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas. 1 Tipologia textual. 2 Paráfrase, perífrase, síntese e resumo. 3 Significação literal e contextual de vocábulos. 4 Processos coesivos de referência. 5 Coordenação e subordinação. 6 Emprego das classes de palavras. 7 Estrutura, formação e representação das palavras. 8 Ortografia oficial. 9 Pontuação. 10 Concordância. 11 Regência.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA : 1 Sistema operacional Windows. 2 Word 2000 e Word 2002. 3 Excel 2000 e Excel 2002. 4 Conceitos e serviços relacionados à Internet e a correio eletrônico. 5 Internet Explorer e Outlook Express. 6 Noções de hardware e de software.
 
ATUALIDADES: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política,
economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1 Redação de expedientes. 2 Noções de relações humanas. 3 Noções de arquivamento e procedimentos administrativos. 4 Relações Públicas. 5 Noções de administração financeira, de recursos humanos e de material. 6 Constituição da República Federativa do Brasil: organização do Estado, direitos e garantias fundamentais, organização dos Poderes, serviço público, direitos do consumidor.
 
Fonte: Folha Dirigida

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger