quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

MRE: Saíram as regras do concurso para 30 vagas

Divulgação / MRE
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) definiu as regras do próximo concurso do Instituto Rio Branco para a carreira de diplomata. O documento publicado no último dia 2, no Diário Oficial da União, determina que a seleção, a ser organizada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), oferecerá 30 vagas e será formada por quatro etapas. De acordo com a organizadora, ainda não foi definido um cronograma de quando a seleção será aberta e de realização das etapas.
Primeiramente, os candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva com questões de Português, Histórias do Brasil e Mundial, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Economia e de Direito e Direito Internacional Público. A segunda fase, discursiva, conterá perguntas sobre Língua Portuguesa, enquanto a terceira exigirá que os candidatos respondam a questões sobre os mesmos temas cobrados na primeira avaliação, exceto Português e História Mundial. A quarta e última será uma prova de Espanhol e Francês. Todas as etapas são eliminatórias.
Quem quiser participar, deve possuir graduação em qualquer área. A remuneração inicial é de R$12.962,12. Os aprovados atuarão no Palácio do Itamaraty, no Distrito Federal, sede do MRE. Tradicionalmente, o edital costuma sair em janeiro de cada ano, mas o Cespe/UnB ainda não informou quando divulgará o documento.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou no último dia 21 projeto de lei que cria 400 cargos de diplomata e 893 cargos da carreira de oficial de chancelaria no quadro de pessoal do MRE, cuja exigência também é o nível superior em qualquer área, com salário de R$4.818,38. A proposta, apresentada pelo Executivo e aprovada na Câmara em novembro, segue para votação no plenário do Senado. A ocupação das novas funções ocorrerá de forma gradual, em quatro anos, mediante autorização do Ministério do Planejamento, observada a disponibilidade de recursos na Lei Orçamentária Anual. O último concurso, no início de 2011, também organizado pelo Cespe/UnB, teve oferta de 26 vagas e 7.180 inscritos.

Fonte: Folha Dirigida

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger